segunda-feira, 10 de abril de 2017

Ioimbina – benefícios e efeitos colaterais na queima de gordura


Ioimbina é um suplemento que pode acelerar a queima de gordura, mas não da forma que a maioria das pessoas imaginam e não sem gerar alguns efeitos colaterais.
Resultado de imagem para homens bonitos e musculosos

O que é ioimbina ?

Ioimbina é uma substância natural muito usada em pré-treinos (por ser um estimulante leve) e em queimadores de gordura (por realmente acelerar a queima da mesma).
Existem duas formas de ioimbina disponíveis em forma de suplemento:
  • Extrato de casca de ioimbina. É o pó concentrado da casca da árvore de iombina. Contém uma porção menor do composto por quantidade do pó.
  • Iombina HCL. É a própria molécula de ioimbina que foi extraída de uma fonte natural e combinada com ácido clorídrico.
Independente da fonte, a ioimbina funciona estimulando o sistema simpático nervoso, ativando a reação de “fuga ou luta” do corpo.
Isto faz com que  alguns compostos químicos do nosso corpo, chamados catecolaminas, sejam liberados na corrente sanguínea, aumentando a temperatura corporal e pressão sanguínea.
Estas catecolaminas podem se ligar às células de gordura através de receptores adrenérgicos, favorecendo a queima de gordura (ou não, você já vai entender o porquê).

Benefícios da ioimbina na queima de gordura

Vários estudos (1,2) mostram que a suplementação com ioimbina realmente acelera a queima de gordura.
Ioimbina funciona como um estimulante suave e ajuda na supressão do apetite (3), mas seus benefícios não terminam aqui.
Agora pouco falamos que as células de gorduras têm receptores para as catecolaminas que são liberadas em maior quantidade quando usamos ioimbina.
Bem, existem dois tipos de receptores:
  • Receptores alfa
  • Receptores beta
Sem aborrecer você com detalhes científicos, o que você precisa saber é que estes dois receptores operam de maneira diferente.
Quando as catecolaminas se ligam aos receptores beta, as células de gorduras são usadas como energia (queima de gordura).
Quando as catecolaminas se ligam aos receptores alfa, as células de gordura NÃO são usadas como energia (sem queima de gordura).
É por isso que é difícil perder gordura em certas áreas do corpo que contém muitos receptores alfa (como abdômen e quadril).
As catecolaminas que deveriam estar sendo ligadas nos receptores beta (que geram queima de gordura), estão sendo roubadas, em parte, pelos receptores alfa (que não geram queima de gordura).
É aqui que a mágica da ioimbina acontece.
As moléculas da ioimbina tem uma grande afinidade pelos receptores alfa (4), isto significa que a ioimbina se liga mais aos receptores alfa do que beta.
Como isso vai ajudar você ?
Quando a ioimbina se liga ao receptor alfa, ela “bloqueia” ele e agora a catecolamina está livre para se ligar apenas a receptores beta e aumentar a queima de gordura.
Em outras palavras, a ioimbina ocupa os receptores que não geram queima de gordura, enquanto deixa livre os que geram para que as catecolaminas possam se ligar a eles.
Lembre-se também que os receptores alfa ficam nas regiões mais chatas para perder gordura (como o abdômen), logo a queima poderá ser maior nestes locais quando usamos ioimbina.
Melhor ainda é que estudos (5) sugerem que a ioimbina reduz gordura corporal, enquanto mantém a massa muscular, o que é ótimo para composição corporal.

Dosagem

Estudos sugerem que uma dosagem de 0.2mg de ioimbina por kg de peso corporal é suficiente para auxiliar na queima de gordura, sem gerar muitos efeitos colaterais (mais sobre isso logo a frente).
Ioimbina funciona melhor quando combinada com exercícios, já que isto aumenta a liberação de catecolaminas.
Em outras palavras, não espere muito da ioimbina se a sua intenção é usá-la para ficar sentado o dia todo no sofá vendo NetFlix.
Outra coisa extremamente importante é que níveis elevados de insulina podem anular completamente os benefícios da ioimbina.
Isto significa basicamente que também não adianta usar ioimbina e continuar mantendo os mesmos hábitos que fizeram você querer perder gordura em primeiro lugar.
Inclusive, ioimbina funciona muito melhor quando usada entre as refeições e/ou em períodos de jejum.

Quais resultados devemos esperar da ioimbina ?

Se você chegou até aqui, é porque já deve estar animado com a ideia de usar ioimbina, mas é necessário realizar uma checagem de realidade.
Ioimbina é um composto natural e não vai gerar resultados milagrosos, principalmente da noite para o dia.
Dieta e treino continuarão sendo os principais responsáveis na mudança do seu físico. A ioimbina vai apenas acelerar os seus esforços.
Se sua intenção for evitar exercícios e não fazer dieta, faça um favor a si mesmo e não compre ioimbina, pois nesse caso não vai fazer diferença alguma.
Por outro lado, se você já treina pesado e faz dieta hipocalórica, a ioimbina vai acelerar ainda mais os resultados.
Cafeína é um composto que também aumenta a liberação de catecolaminas, logo tem uma ação sinergista com a ioimbina e pode potencializar os resultados.
Apenas lembre-se que ioimbina é um estimulante leve e combinar com outros estimulantes (como a cafeína) potencializá-la tanto os benefícios como os efeitos colaterais de ambos.
Por falar nisso…

Efeitos colaterais

Como a ioimbina altera a sua resposta em situações de “luta ou fuga”, ela pode aumentar a ansiedade e impulsividade.
Isto não é um problema para pessoas que não tem problemas pré-existentes, mas deve ser evitada por aqueles que tem.
Inclusive ela pode interferir com medicamentos para ansiedade, síndrome do pânico, depressão e coisas do tipo. Tome muito cuidado se você usa qualquer medicamento de uso contínuo desta categoria.
Ioimbina também pode aumentar a pressão sanguínea, portanto deve ser evitada por pessoas muito acima do peso e/ou com problemas cardíacos.
Pessoas saudáveis poderão usar ioimbina sem maiores problemas. Efeitos colaterais poderão ocorrer da mesma forma, mas poderão ser controlados facilmente com a diminuição da dosagem.

Palavras finais

Ioimbina é um dos poucos suplementos para queima de gordura que realmente cumprem o que prometem (com as exceções já mencionadas).
Estudos mostram que ela pode acelerar o seu metabolismo, melhorar a performance no treino e ainda dar uma pequena mãozinha na queima de gordura localizada (por conta dos receptores alfa nestes locais).
Ioimbina vai funcionar ainda mais se você treinar pesado, fazer dieta e usar suplementos como cafeína.
Claro, ela não vai transformar o seu físico sozinha e fazer você ficar com 6% de gordura corporal, mas definitivamente vai ajudar você chegar lá mais rápido.
Referências
  1. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17214405
  2. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12323115
  3. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/6145164
  4. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10611634
  5. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17214405

Nenhum comentário:

Postar um comentário